Momotaro, o menino que nasceu de um pêssego, é uma antiga e importante figura do folclore japonês. Nascido de uma forma mágica, a partir do desejo de seus pais, o garoto se tornou um bravo guerreiro.
Com gestos de partilha e união, ele foi fazendo amigos pelo caminho. Quando chegou à Ilha dos Ogros, percebeu que só poderia vencê-los com o auxílio dos companheiros que reuniu e, graças a eles, conseguiu retribuir os cuidados da família.
Era uma vez um casal de velhinhos que eram muito solitários porque não tinham filhos. Um dia, ele foi às montanhas cortar lenha, enquanto a esposa foi lavar roupa no rio. Assim que iniciou a tarefa, a mulher percebeu que um grande pêssego estava flutuando nas águas. Era, sem dúvida, o maior fruto que ela já tinha visto! Então, ela se apressou a tirar o pêssego do rio e o levou para casa.
No final da tarde, o marido chegou em casa e ela lhe mostrou o fruto gigantesco que comeriam no jantar. No entanto, quando pegaram uma faca para cortar o pêssego, um lindo menino pulou do seu interior. Muito felizes, eles resolveram criá-lo como filho e lhe deram o nome de Momotaro, que significa “Menino do Pêssego”.
Ele cresceu forte e corajoso e, aos quinze anos, decidiu partir para a Ilha dos Ogros, pronto para derrotar os vilões e trazer tesouros para a família. Preocupados, os pais do garoto separaram alguns presentes para ajudar o filho durante a jornada. O pai entrega a ele uma espada e uma armadura; a mãe preparou uns bolinhos gostosos para o seu almoço.
Pelo caminho, ele encontrou um cachorro que rosnou na sua direção. Momotaro deu-lhe um dos bolinhos e falou que ia lutar contra os ogros. Então o cachorro resolveu acompanhá-lo. Mais adiante eles encontraram um macaco que iniciou uma luta, mas o garoto o contou o seu plano e lhe entregou um bolinho de massa; o macaco decidiu partir com eles. De repente, encontraram um faisão e tudo se repetiu.
Quando avistaram a ilha, eles perceberam que existiam muitos ogros por lá. Primeiro, o faisão voou e começou a bicar as cabeças deles. Enquanto todos tentavam acertar o faisão, o macaco correu e abriu o caminho para o resto do grupo. Foi uma grande batalha! Unidos, Momotaro, o cachorro, o macaco e o faisão acabaram derrotando os ogros malvados.
Foi aí que os amigos recolheram o seu enorme tesouro e ajudaram o Menino Pêssego a regressar para casa. Foi assim que Momotaro deu uma vida de luxos aos pais e todos viveram felizes para sempre.